Muitas vezes achamos que basta ligar o piloto automático e atender todos os clientes da mesma
maneira. Acabamos esquecendo que cada cliente é único em suas necessidades e percepções.
Aqui vai uma estória que ilustra
bem isso...
Uma dona de casa, num vilarejo,
ao atender as palmas em sua porta...
- 'Oh de casa, to entrando!'
Ela se depara com um homem que vai entrando em sua casa e joga esterco de cavalo em seu
tapete da sala. A mulher apavorada pergunta:
- 'O senhor está maluco? O que
pensa que está fazendo em meu tapete?'
O vendedor, sem deixar a mulher
falar, responde:
- 'Boa tarde!
Eu estou oferecendo ao vivo, o
meu produto, e eu provo pra senhora que os nossos aspiradores são os melhores e
mais eficientes do mercado, tanto que vou fazer um desafio: se eu não limpar este
esterco em seu tapete, eu prometo que irei comê-lo!'
A mulher se retirou para a
cozinha sem falar nada. O vendedor curioso, perguntou:
- 'A senhora vai aonde? Não vai
ver a eficiência do meu produto?'
A mulher responde:
- 'Vou pegar uma colher, sal e
pimenta e um guardanapo de papel, pois aqui em casa não tem energia elétrica!'