[size=18]recebi isso de um amigo e achei muito interessante....
Prezados Amigos
Outro dia, entrei
num supermercado para comprar orégano e adquiri uma embalagem (saquinho) do
produto, contendo 3 g, ao preço de R$ 1,99.
Normalmente esse tipo de produto
é vendido nos supermercados em embalagens que variam de 3 g a 10 g. Cheguei em
casa e resolvi fazer os cálculos e constatei que estava pagando R$ 663,33 pelo
kg do produto. Será que uma especiaria vale tudo isso ? Agora, com mais este
exemplo abaixo de produtos vendidos em pequenas porções, fico com a sensação que
as indústrias se utilizam "espertamente" desse procedimento para desorientar o
consumidor, que perde totalmente a percepção real do valor que está pagando
pelos produtos. Acho que todos os fabricantes e comerciantes, deveriam ser
obrigados por lei (mais uma?) a estamparem em locais visíveis, os valores em kg,
em metro, em litro e etc. de todas e quaisquer mercadorias com embalagens
inferiores aos seus padrões de referências. Entendo que todo consumidor tem o
sagrado direito de ter a percepção correta e transparente do valor cobrado pelos
fabricantes e comerciantes em seus produtos. VEJAM O ABSURDO: Você sabe o que
custa quase R$ 13.575,00 o litro ? Resposta: TINTA DE IMPRESSORA! VOCÊ JÁ TINHA
FEITO O CÁLCULO?
Veja o que estão fazendo conosco. Já nos acostumamos aos
roubos e furtos, e ninguém reclama mais. Há não muito tempo atrás, as
impressoras eram caras e barulhentas. Com as impressoras a jatos de tinta, as
impressoras matriciais domésticas foram descartadas, pois todos foram seduzidos
pela qualidade, velocidade e facilidade das novas impressoras. Aí, veio a
"Grande Sacada" dos fabricantes:
oferecer impressoras cada vez mais e mais
baratas, e cartuchos cada vez mais e mais caros. Nos casos dos modelos mais
baratos, o conjunto de cartuchos pode custar mais do que a própria impressora.
Olhe só o
cúmulo: pode acontecer de compensar mais trocar a impressora do que
fazer a reposição de cartuchos. VEJA ESTE EXEMPLO:
Uma HP DJ3845 é vendida,
nas principais lojas, por aproximadamente R$170,00.. A reposição dos dois
cartuchos (10 ml o preto e 8 ml o colorido), fica em torno de R$ 130,00. Daí,
você vende a sua impressora semi-nova, sem os cartuchos, por uns R$ 90,00 (para
vender rápido). Junta mais R$ 80,00, e compra uma nova impressora e com
cartuchos originais de fábrica. Os fabricantes fingem que nem é com eles; dizem
que é caro por ser "tecnologia de ponta". Para piorar, de uns tempos para cá
passaram a DIMINUIR a quantidade de tinta (mantendo o preço).Um cartucho HP, com
míseros 10 ml de tinta, custa R$ 55,99.
Isso dá R$ 5,59 por mililitro. Só
para comparação, a Espumante Veuve Clicquot City Travelle custa, por mililitro,
R$ 1,29. Só
acrescentando: as impressoras HP 1410, HP J3680 e HP3920, que
usam os cartuchos HP 21 e 22, estão vindo somente com 5 ml de tinta!
A
Lexmark vende um cartucho para a linha de impressoras X, o cartucho 26, com 5,5
ml de tinta colorida, por R$75,00.Fazendo as contas: R$ 75,00 / 5.5ml = R$ 13,63
o ml. > R$ 13,63 x 1000ml = R$ 13.636,00 Veja só: R$ 13.636,00 , por um litro
de tinta colorida. Com este valor, podemos comprar, aproximadamente:
-
300 gr de OURO;
- 3 TVs de Plasma de 42';
- 1 UNO Mille 2003;
- 45
impressoras que utilizam este cartucho;
- 4 notebooks;
- 8 Micros Intel
com 256 MB. Ou seja, um assalto !
E A GENTE
COMPRA.....